segunda-feira, 28 de abril de 2014

Preparação para o exame nacional de Matemática A - 12º ano

Neste mês a Biblioteca Escolar viu enriquecido o seu acervo com mais um livro que pretende ser instrumento de auxílio para a preparação do exame nacional de matemática do 12º ano. Trata-se da obra de Maria Augusta Ferreira Neves e Luís Guerreiro, “Preparação para o exame nacional 2014 - Matemática A- 12º ano”, da Porto Editora, que se encontra disponível para empréstimo domiciliário.



O livro inclui:

- teoria do 12.º ano, estruturada por temas e complementada com conteúdos dos 10.º e 11.º anos; cada tema contém resumos teóricos, sínteses e exercícios propostos. Como novidade, o resumo teórico foi valorizado com o essencial de Geometria do 11.º ano;
- questões-tipo resolvidas;
- perguntas-tipo de exames nacionais;
- provas oficiais de 2013, Testes Intermédios e Exames Nacionais (1.ª e 2.ª fases), com sugestão de resolução detalhada; - soluções das questões propostas.

Retirado de:
WOOK – [Em linha] [Consult. Em 27-04-2014]. Disponível em http://www.wook.pt/ficha/preparacao-para-o-exame-nacional-2014-matematica-a-12-ano/a/id/173137

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de ABRIL - 40 anos de democracia




Assinala-se hoje 40 anos sobre a Revolução ocorrida no dia 25 de Abril de 1974. Revolução que ficou conhecida como Revolução dos Cravos e instituiu o Dia da Liberdade.

Esta data marcou de forma decisiva o nosso País e foi responsável por profundas modificações na sociedade portuguesa. Preservar a sua memória dignifica os valores defendidos e enaltece o espírito de Abril.

Comemoramos esta efeméride com um conjunto de iniciativas que se apresenta no cartaz que se segue:




Deixamos algumas sugestões sobre este marco histórico:

- EXPOSIÇÃO “Os rapazes dos tanques” (12 de abril a 29 de Junho)


Esta exposição com imagens de Alfredo Cunha, produzida pelo Centro Português de Fotografia (CPF) com o apoio da Porto Editora e o Departamento de Cultura Serviço de Cultura, Desporto e Lazer da Reitoria da Universidade do Porto, contém imagens de oficiais, sargentos e praças que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo, no dia 25 de Abril de 1974. As fotografias de Alfredo Cunha transportam-nos para esse dia e levam-nos a compreender as dúvidas, os receios, a ansiedade, a tensão, a esperança, as alegrias vividas por cidadãos que, depois dessa data, regressaram, na maior parte dos casos, ao anonimato.

Os Rapazes dos Tanques representa em Salgueiro Maia e em todos eles o tributo que Portugal dedica, quarenta anos depois, aos militares que derrubaram a ditadura.


Fonte: CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA [Em linha] [Consult. 24-04-2014] Disponível em http://www.cpf.pt/



exposição ''os rapazes dos tanques''- CPF from Inculta TV on Vimeo.

- DOCUMENTÁRIO: “A Hora da Liberdade”


«A Hora da Liberdade» é uma ficção documental emitida pela SIC em 1999 que retrata os diversos acontecimentos que pautaram o golpe militar de 25 de Abril de 1974, responsável pela instauração da Democracia em Portugal.

É da autoria de Emídio Rangel, Rodrigo Sousa e Castro e Joana Pontes que assegurou, igualmente, a realização.


Fonte: SIC – A Hora da Liberdade [Em linha] [Consult. em 24-04-2014] Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=3VYBgrjSA1k



- AJA – Associação José Afonso

- ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL

- CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 25 de ABRIL

- DOSSIER 25 de ABRIL – FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES

- DOSSIER 25 de ABRIL – PCP

- DOSSIER JOSÉ AFONSO

- LUSA – Agência de Noticias de Portugal – 25 de ABRIL /40 ANOS

- PÚBLICO 25 de ABRIL

- REPORTAGEM SIC NOTÍCIAS 40 ANOS/ 25 de ABRIL

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor



O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, com o objetivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade.

Este ano, a imagem da DGLB (Direção Geral dos Livros e das Bibliotecas) é da autoria da Lupa Design (Danuta Wojciechowska e Joana Paz).

Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes (23-04-1616) e Shakespeare (23-04-1616). A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do Mundo.

Esta celebração pretende chamar a atenção para a importância do Livro:

• Como bem cultural, fundamental para o desenvolvimento da literacia e consequente crescimento económico. De igual forma, a leitura contribui para minorar a exclusão e promover a autoestima e a capacidade de integração social;
• Como um instrumento insubstituível para a promoção de hábitos de leitura e para a formação do leitor;
• Como um estimulante sensorial: pega-se, desfolha-se, sente-se o cheiro, “saboreia-se” as palavras, desenvolve-se a imaginação, “educa-se” a sensibilidade e usufrui-se o prazer que proporciona a leitura.

Portanto, aceite a nossa sugestão, celebre este dia tirando um pouco do seu tempo para ler um livro, uma revista ou mesmo o jornal.

Nesta data celebra-se também o Direito de Autor, direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta componente do dia comemorativo foi valorizada na Biblioteca Escolar através da divulgação e da sensibilização para o respeito pelos direitos de autor.

Existem 4 boas razões para proteger os Direitos de Autor:

- Valorizar e reconhecer a criatividade e o trabalho de autores e artistas e de todos os que contribuem para a criação e distribuição de uma obra;
- Estimular a produção e a valorização de obras para que a sua qualidade aumente cada vez mais;
- Permitir que os criadores continuem a desenvolver a sua atividade e a criar bens culturais;
- Respeitar o património e a diversidade culturais.

Sem dúvida, que se não tivessem sido protegidos os direitos de autor de escritores como Miguel Cervantes, autor de “Don Quixote de La Mancha” e William Shakespeare, autor de “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, certamente não teriam alcançado o justo reconhecimento pela sua obra e atualmente poucos, ou ninguém, saberiam quem foram e o que fizeram.

Para ficar mais ciente da importância do direito de autor fica aqui a análise da Drª. Marta Cerqueira Gonçalves, advogada da Gali Macedo & Associados sobre este tema.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Coolbooks, uma chancela digital para editar novos autores



Antecipando o Dia Mundial do Livro, o Grupo Porto Editora deu hoje a conhecer o novo projeto editorial que visa promover, simultaneamente, novos autores de língua portuguesa e a produção e leitura em suporte digital, através da coolbooks.

Como se pode ler no sítio do Grupo Porto Editora:


«Com a Coolbooks, o Grupo Porto Editora (GPE) pretende abrir uma janela de oportunidade a novos autores de língua portuguesa. Vasco Teixeira, Administrador do GPE, explica que “regularmente recebemos para apreciação da nossa equipa editorial literária alguns originais de qualidade de autores desconhecidos, mas cuja edição se torna muito difícil perante as circunstâncias atuais do mercado livreiro tradicional. É a pensar nesses novos talentos que apresentamos a Coolbooks”.


O catálogo da Coolbooks será construído a partir de um trabalho cuidado de seleção e edição, distinguindo-se assim claramente das meras plataformas de autoedição, e apresentar-se-á generalista e englobando diferentes géneros que se enquadram na literatura de ficção e de não-ficção. 

Nesta fase de lançamento seis autores, sete obras de diferentes géneros – do romance à ficção, passando pelo erótico, pelo policial e pelo conto- inauguram o catálogo refletindo a abrangência que este projeto pretende atingir».


Louvamos esta iniciativa e desejamos muito sucesso a este projeto tão promissor.

Fique a conhecer a sinopse das obras.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Utilização da BE/CRE durante o 2º Período

Divulgamos, de seguida, os dados estatísticos relativos à frequência da Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos, em acesso livre, durante o 2º período letivo.
Das 6487 utilizações registadas na frequência em regime livre, salientamos os seguintes dados:

Ø  Nº de alunos envolvidos: 1065

Ø  Os 10 alunos que frequentaram mais assiduamente a biblioteca escolar:
·         1º - Kenny Pires – Turma 11º 18 A – com 154 utilizações;
·         2º - Gelson Barros – Turma 10º 14 – com 112 utilizações;
·         3º - José Brito – Turma 10º 11 – com 99 utilizações;
·         4º - Glória Samuel – Turma 10º 06 – com 95 utilizações;
·         5º - Nuno Simões – Turma 10º 11 – com 94 utilizações;
·         6º - João Moniz – Turma 11º 17 – com 90 utilizações;
·         7º - André Tomé – Turma 10º 08 – com 75 utilizações;
·         8º - Fernylene Pontes e Melanie Alves – Turma 10º 06 – ambas com 69 utilizações;
·         9º - Catarina Sequeiro – Turma 11º 10 – com 67 utilizações;
·         10º - Gabriela Padilla – Turma 10º 11 – com 65 utilizações.


Ø  Turma + frequentadora:
·         1º - Turma 10º 11- com 616 utilizações;
·         2º - Turma 10º 06 – com 432 utilizações;
·         3º - Turma 10º 14 – com 290 utilizações.


Ø  Horas com maior número de utilizadores:
·         1º - 11:30H – 12:30H – com 1249 inscrições;
·         2º - 09:30H – 10:30H – com 1205 inscrições;
·         3º - 13:30H – 14:30H – com 992 inscrições.


Ø   Dias da semana com maior afluência:
·         1º - 2ª Feira – com 1386 utilizadores;
·         2º - 3ª Feira – com 1318 utilizadores;
·         3º - 5ª Feira – com 1286 utilizadores.


Ø   Dias do 2º período com maior frequência:
·         1º - 31-03-2014 – com 159 utilizações;
·         2º - 01-04-2014 – com 145 utilizações;
·         3º - 22-01-2014 – com 143 utilizações.


Ø  Atividades que envolveram mais alunos:
·         1º - Consulta multimédia: lazer – 3483 inscrições;
·         2º - Consulta multimédia: trabalhos escolares – 1683 inscrições;
·         3º - Consulta de documentação/ Leitura/ Estudo – 1133 inscrições.


Circulação do fundo documental – 2º Período

Divulgamos os dados estatísticos referentes aos empréstimos realizados no 2.º período letivo.

Registaram-se os seguintes empréstimos à Comunidade Escolar:

- Alunos – 251 requisições;
- Professores – 32 requisições;
- Funcionários – 23 requisições.

Destacam-se as turmas que registaram:

v  Maior número de requisições:

·       1º - 10º 10  - com 41 requisições;
·       2º - 11º 10 - com 21 requisições;
·       3º - 11º 01 - com 20 requisições.

v  Maior número de requisições domiciliárias:

·         1º - Em ex aequo: 11º 13 e 11º A – com 10 requisições;
·         2º - 10º 10 – com 9 requisições;
·         3º - 10º 11 – com 6 requisições.

Os alunos que apresentaram maior número de requisições domiciliárias foram:

·         1º - Antónia Rosa Oliveira – Turma 11º A – com 5 requisições;
·         2º - Em ex aequo com 4 requisições:
Estela Mendes – Turma 11º 13;
Mariana Oliveira – Turma 10º 10.


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Lançamento do concurso para apresentação de propostas de logótipo do Agrupamento



Em Abril será lançado o concurso para apresentação de propostas de logótipo do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa.

O regulamento do concurso e a ficha para consulta estão disponíveis na página do Agrupamento.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Livro do Mês - Abril

Aproxima-se o fim do segundo período e com ele as tão ansiadas férias, mas se bem pensarmos, o ano letivo está quase findar e “à porta” a época dos exames.

Para preparar esta etapa da tua vida académica a Biblioteca Escolar lança como livro do mês duas novidades do seu acervo e que constituem, certamente, preciosos auxiliares no estudo, que poderás requisitar para empréstimo domiciliário.

São eles:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Conversas ao Fim da Tarde: uma homenagem ao Teatro

Para terminar em beleza e de forma descontraída este longo período letivo a Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária da Amadora promoveu mais uma edição das Conversas ao Fim da Tarde, com o tema “Teatro: peças e … cenas”.

Participaram nesta iniciativa treze professores que discorreram sobre peças que viram e ficaram na memória, companhias de teatro emblemáticas e atores. Foram recordadas figuras como João Villaret, Palmira Bastos, Maria do Céu Guerra, Eunice Muñoz, Diogo Infante, entre muitos outros.

A Revista Portuguesa também não foi esquecida e salientou-se o papel da mesma durante o Estado Novo, bem como a importância do teatro amador que em muitas localidades, mobilizam a população.

Estas conversas foram ainda enriquecidas com o testemunho da professora Maria João Horta Santos que relatou a sua experiência como responsável do grupo de teatro da Escola: Teatro Dançando, mencionando o quão desafiante este é e o papel relevante do grupo na descoberta de talentos e de vocações. De tal forma que são já consideráveis os antigos membros do Teatro Dançando que prosseguiram os estudos nesta área e que trabalham em companhias/grupos de teatro.

Mais uma vez vivemos um momento agradável de são convívio que, como bons portugueses que somos, terminou à roda de uma mesa bem recheada … como as fotos comprovam.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Catarina Sobral venceu prémio internacional de ilustração

O Dia Internacional do Livro Infantil ganha mais significado no nosso País por ter sido anunciado na quarta-feira passada que a ilustradora Catarina Sobral, única representante portuguesa na edição deste ano, venceu entre 75 ilustradores de todo o Mundo o Prémio Internacional de Ilustração 2014 na Feira do Livro Infantil de Bolonha, com o livro O Meu Avô.

Catarina Sobral vê assim reconhecido o seu talento no seu terceiro livro, pois foi unânime a decisão – entre 41 ilustradores de todo o mundo, as ilustrações do livro de Catarina Sobral destacaram-se pela capacidade de transmitir sentimentos profundos, utilizando linhas puras e cores primárias.

Conheça aqui o AVÔ premiado.

Dia 2 de abril: Dia Internacional do Livro Infantil



Com o objetivo de promover o gosto pela leitura junto dos mais novos, comemora-se a 2 de Abril – data de aniversário do escritor Hans Christian Andersen – o Dia Internacional do Livro Infantil.

A DGLB assinala esta data com a publicação de um cartaz da autoria de Ana Biscaia, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado. Como tem sido habitual nos últimos anos, o cartaz será distribuído pelas Bibliotecas Municipais e por algumas livrarias literatura infantil.

Todos os anos, por esta ocasião, o IBBY – International Board on Books for Young People convida um autor para redigir uma mensagem dirigida a todas as crianças do mundo. Tendo por tema «Carta às crianças de todo o mundo», coube este ano à escritora irlandesa Siobhán Parkinson a redação da seguinte mensagem:

CARTA ÀS CRIANÇAS DE TODO O MUNDO

Os leitores perguntam muitas vezes aos escritores como é que escrevem as suas histórias – de onde vêm as ideias? Da minha imaginação, responde o escritor. Ah, sim, dizem os leitores. Mas onde fica a imaginação, de que é que ela é feita, e será que todos temos uma?

Bem, diz o escritor, fica na minha cabeça, claro, e é feita de imagens e palavras e memórias e vestígios de outras histórias e palavras e fragmentos de coisas e melodias e pensamentos e rostos e monstros e formas e palavras e movimentos e palavras e ondas e arabescos e paisagens e palavras e perfumes e sentimentos e cores e ritmos e pequenos cliques e flashes e sabores e explosões de energia e enigmas e brisas e palavras. E fica tudo a girar lá dentro e a cantar e a parecer um caleidoscópio e a flutuar e a pousar e a pensar e a arranhar a cabeça.

Claro que todos temos uma imaginação: se assim não fosse, não seríamos capazes de sonhar. Contudo, nem todas as imaginações são feitas das mesmas coisas. A imaginação dos cozinheiros tem sobretudo paladares, e a dos artistas mais cores e formas. Mas a imaginação dos escritores está cheia de palavras.

E nos leitores e ouvintes das histórias, as imaginações fazem-se com palavras também. A imaginação do escritor trabalha e gira e molda ideias e sons e vozes e personagens e acontecimentos numa história, e a história é apenas feita de palavras, batalhões de rabiscos que marcham ao longo das páginas. E depois chega o leitor e os rabiscos ganham vida. Ficam na página, parecem ainda rabiscos, mas também brincam na imaginação do leitor, e o leitor começa igualmente a desenhar e a rodar as palavras de modo a que a história se crie agora na sua cabeça, tal como tinha acontecido na cabeça do escritor.

É por isso que o leitor é tão importante para a história como o escritor. Há apenas um escritor para cada história, mas há centenas ou milhares ou mesmo milhões de leitores, na própria língua do escritor ou traduzida para muitas línguas. Sem o escritor, a história nunca teria nascido; mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver.

Cada leitor de uma história tem alguma coisa em comum com os outros leitores da mesma história. Separadamente, mas também em conjunto, eles recriam a história do escritor com a sua própria imaginação: um ato ao mesmo tempo privado e público, individual e coletivo, íntimo e internacional. Isto deve ser o aquilo que o ser humano faz melhor.

Continua a ler!

Tradução: Maria Carlos Loureiro

Fonte: Portal da Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas.[Em linha][Consult. 02-04-2014]. Disponível em http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DiaInternacionaldoLivroInfantil.aspx