segunda-feira, 31 de março de 2014

2ª Edição do Concurso "Jovens Autores de Histórias Ilustradas"



O Concurso «Jovens Autores de Histórias Ilustradas», 2ª Edição, 2014,é uma iniciativa da NISSAN, com o apoio do Plano Nacional de Leitura(PNL) e da editora LEYA e que segue o modelo “Childrens Story & Picture Book”, organizado pela Nissan Motor Co. Ltd., no Japão.

O Concurso procura, em Portugal, os “novos talentos” da escrita e da ilustração que, através da sua intuição e criatividade, possam propor desafios originais à reflexão crítica sobre o tema “Um futuro de zero emissões”. O concurso é dirigido aos alunos do Ensino Secundário que tenham até 21 anos e decorre na escola e, em duas fases.

Na primeira, as histórias são escritas e apresentadas a um júri do estabelecimento de ensino, que seleciona a melhor. Depois, cabe à escola avançar com o concurso de ilustração da história vencedora, selecionando o melhor trabalho. De acordo com o regulamento, também são admitidos projetos produzidos por dois alunos, um que escreve o texto e outro que o ilustra. Cada trabalho não poderá ter mais de dez páginas e deverão ser enviados por correio eletrónico, prontos a serem editados.

Até dia 1 de Junho, os trabalhos podem ser elaborados, escolhidos um por escola e enviados para o júri nacional. Este, de 2 a 16 do mesmo mês, vai analisar e seleccionar os trabalhos. Haverá um deles que será escolhido pela comunidade do Facebook da Nissan.

A 17 de Junho, os trabalhos serão divulgados nos meios próprios dos parceiros e por e-mail institucional. Os vencedores integrarão a edição em livro. Por fim, de 1 e 7 de Julho vai realizar-se a cerimónia de entrega de prémios aos trabalhos vencedores.

O júri nacional é constituído pelos escritores António Torrado e Alice Vieira, e elementos de todos os parceiros do projeto, além de representantes da Sociedade Portuguesa de Autores e da Sociedade Portuguesa de Belas Artes.

Para mais informações consulta o regulamento.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Celebração do Dia Mundial da Poesia

A Biblioteca Escolar pretendeu celebrar o Dia Mundial da Poesia e, simultaneamente, culminar a Semana da Leitura. Para esse efeito montou-se um estendal no qual foram pendurados poemas selecionados pelos professores e pelos alunos após a sua leitura em voz alta.

Esta iniciativa foi realizada no intervalo das 11H30 - 11H45, e contou com a participação espontânea dos alunos.

A concretização desta atividade foi possível graças ao contributo de duas alunas do 11º ano, turma 13: Estela Mendes, que trouxe um poema da sua autoria intitulado “A Amizade” e Érica Ramos, que declamou o poema “Análise” de Fernando Pessoa; do aluno do 11º ano, turma 10, Adrian Morocho, que leu um poema por ele produzido e do aluno do 11º ano, turma 17, João Moniz, que leu uma quadra de Fernando Pessoa.

A atividade contou também com a participação do professor Fernando Jorge, que leu o poema "A poesia e a vida", de José Fanha e da professora Rosa Fajardo que leu o poema “O tanque”, de Bertolt Brecht. O estendal foi ainda enriquecido com os poemas selecionados pela professora Maria João Horta Santos.

A assistência pouco numerosa apoiou e aplaudiu os protagonistas, a todos a Biblioteca Escolar agradece a colaboração.

Aqui fica algumas fotos do nosso estendal de poesia.


quarta-feira, 26 de março de 2014

Sabe como pesquisar nos motores de pesquisa?



A Sociedade PPLWARE.com – Tecnologias de informação e serviços Web, Lda criou um tutorial, no qual dá a conhecer os operadores booleanos e o interesse da utilização destes na pesquisa realizada através dos motores de busca e na obtenção de informação relevante.

Para consultar o tutorial clique aqui.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Conversas ao Fim da Tarde: Convite



A Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos vai promover tal como no 1º período, a iniciativa Conversas ao Fim da Tarde.

O tema escolhido visa celebrar, embora com uma semana de atraso, o Dia Mundial do Teatro. Assim, dia 3 de abril, pelas 17 horas na BE/CRE da ESA ir-se-á conversar sobre “Teatro – peças e … cenas”.

Todos os docentes do Agrupamento estão convidados a participar, assim como os antigos professores da Escola Secundária da Amadora.

Os participantes devem trazer textos e/ou livros alusivos ao tema.

No final da sessão haverá um lanche partilhado.

Inscreva-se até dia 1 de abril, diretamente na BE/CRE, na sala de professores ou por email para crebesa@gmail.com

PARTICIPE!

domingo, 23 de março de 2014

sábado, 22 de março de 2014

Mostra e catálogo bibliográfico

No âmbito da Semana da Leitura a Biblioteca Escolar - Centro de Recursos Educativos organizou uma pequena mostra de fundo documental subordinada ao tema Língua Portuguesa e ao mote “O Português nas bocas do Mundo”. Foram assim expostas obras de diferentes géneros literários – poesia, romance, crónica, conto, fábula - de autores de países que fazem parte da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa -: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Fica aqui uma foto desta mostra:



Publicamos o catálogo que acompanhou a exposição:

sexta-feira, 21 de março de 2014

Roda de Leitura - Escritores: diferentes nacionalidades, uma única língua



No âmbito da Semana da Leitura subordinada ao tema Língua Portuguesa e ao mote escolhido “O português nas bocas do Mundo” a Biblioteca Escolar promoveu três sessões de leitura em voz alta realizada pelos alunos em regime livre que ocorreram no intervalo das 11H30-11H45 e entre as 17H45 e as 18H00.

Foram selecionados pequenos textos (crónicas/contos e narrativas) de obras de escritores lusófonos, dos quais destacamos Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

Esta iniciativa contou com o envolvimento de 14 alunos e com um total de 19 participantes, alunos de turmas de 10º e 11º anos. A primeira sessão contou também com a presença de um elemento da equipa educativa – o professor Vasco Miranda e a segunda sessão com a participação da professora colaboradora da biblioteca - Isabel Moreira.

A BE/CRE agradece a todos os participantes e desde já conta com a sua futura adesão e entusiasmo em outras iniciativas promovidas pela biblioteca escolar.

Apresenta-se em seguida os gráficos referentes a esta atividade:


terça-feira, 18 de março de 2014

Estendal de Poesia: Convite



No dia 21 de março de cada ano celebra-se o Dia Mundial da Poesia. Esta data foi criada na XXXª Conferência Geral da UNESCO, a 16 de novembro de 1999, com o objetivo de valorizar a poesia como forma de comunicação de palavras e ideias e de expressão artística e, simultaneamente, contribuir para a reflexão sobre o poder da linguagem e a criatividade de cada pessoa.

Integrado nas iniciativas da Semana da Leitura a Biblioteca Escolar pretende assinalar o Dia Mundial da Poesia através da criação de um estendal de poesia.

A Comunidade Escolar é convidada a enriquecer o estendal que foi montado no espaço da BE/CRE trazendo os poemas que desejarem, os quais serão pendurados, depois de lidos.

O estendal ficará exposto durante a semana seguinte.

Contamos com o contributo de todos: alunos, funcionários e professores.

DIA: 21 de março

HORA: 11H30

LOCAL: BE/CRE

segunda-feira, 17 de março de 2014

Feira do Livro: Convite



No âmbito da Semana da Leitura, a BE/CRE da Escola Secundária da Amadora irá acolher a Feira do Livro nos dias 26, 27 e 28 de março. Esta é organizada com o apoio da Livraria Palavras de Culto, da Amadora. 

A realização de feiras do livro nas escolas proporciona o contacto vivo e direto com grande número de títulos, incentivando os alunos ao manuseamento, à apreciação dos livros expostos e à prática de escolhas fundamentadas, aproximando o livro dos seus leitores e, assim, promover a leitura. 

Não podemos esquecer que o gosto pelos livros e pela leitura é uma prenda inestimável, porque os benefícios desta são enormes, pois, quase sempre, um bom leitor é um bom aluno!, dando razão a Séneca que afirmava - “a leitura nutre a inteligência”

Assim durante três dias os visitantes da feira do livro poderão adquirir livros subordinados a temas variados e algumas novidades do mercado, a preço mais reduzido. 

Dez por cento do total de vendas da Feira do Livro reverterão em livros novos que irão apetrechar a Biblioteca Escolar. 

A Biblioteca Escolar convida alunos, docentes, funcionários, pais e encarregados de educação, familiares de alunos e Comunidade em geral a visitar esta feira. 

DATA: 26 a 28 de março de 2014 

LOCAL: Na entrada da BE/CRE 

HORÁRIO: 9H00 às 18H00

sexta-feira, 14 de março de 2014

A embaixada de D. Manuel I ao Papa Leão X



No dia 12 de março de 2014 fez 500 anos que a embaixada enviada pelo rei D. Manuel I à Santa Sé entra em Roma e foi recebida por vários embaixadores. A passagem da embaixada pelas ruas de Roma foi descrita por Garcia Resende, como revela o texto que se segue:

"[...] A embaixada portuguesa chegou à vista da esplêndida Roma [...].Na Porta del Populo formou-se o préstito [...] Abriam a marcha trezentas azémolas cobertas de ricos reposteiros de seda lavrada e matizada, guiadas por trezentos azeméis que vestiam as mais soberbas galas. Em seguida iam os criados dos cardeais romanos e dos nossos embaixadores [...] os muitos portugueses [...] os parentes dos embaixadores, vestindo todos a maior riqueza, ostentando telas e brocados, chapéus bordados [...] cadeias de pedras preciosas engastadas em oiro, os cavalos [...] ricamente arreiados. [...] depois uma companhia de besteiros a cavalo [...] os oficiais da casa do Papa, [...] duas guardas de honra, uma de archeiros suiços e outra de soldados gregos [...] montando em bons cavalos ricamente ajaezados, os músicos da embaixada portuguesa [...] os trombeteiros e charameleiros dos guardas nobres do pontífice [...].Depois o magnífico elefante de Ceilão, acobertado com guarnições de ouro maciço; levava [...]o cofre que encerrava o pontifical oferecido por El-Rei D. Manuel ao Papa.
Obedecia o elefante à voz do seu cornaca, um naire do malabar, que ia montado nele e cujos excêntricos e riquíssimos trajos, da mesma forma que a sua fisionomia e as suas maneiras[...] causavam estranheza [...]. Em seguida [...] um cavalo da Pérsia, montado por um caçador de Ormuz, e levando deitada na garupa, [...] uma pantera perfeitamente domesticada e ensinada [...].
Vinha enfim o corpo da embaixada portuguesa [...] os três embaixadores Tristão da Cunha, Diogo Pacheco e João de Faria [...].
Ao aparecer na varanda o pontífice, o naire [...] fez apresentar ao colosso [...] um grande vaso cheio de água cheirosa [...] e o elefante [...] mergulhou nele a tromba e rociou por três vezes primeiro o pontífice, depois o povo [...]"

Marquês de Resende, Embaixada de El-Rei D. Manuel ao Papa Leão X, Panorama, vol.XI
(Adaptado)

IN: http://www.ribatejo.com/hp/base/cgi-bin/ficha_documento.asp?cod_documento=108

No intuito de celebrar esta data o Arquivo Nacional Torre do Tombo organizou uma exposição virtual que poderá visitar aqui:


Aproveito este contexto para divulgar um livro publicado em 2008, pela Oficina do Livro escrito por José Manuel Saraiva, com o título “Aos Olhos de Deus”, por se tratar de um romance histórico que nos leva precisamente ao reinado de D. Manuel I e no qual a embaixada enviada à Santa Sé é enquadrada e aproveitada para ilustrar uma bela história de amor entre a judia Raquel Aboab e o fidalgo da corte D. Diogo Pacheco, bem como para focar a perseguição aos judeus.


quarta-feira, 12 de março de 2014

Livro do Mês - Março

Com um ligeiro atraso divulgamos o livro de março.

Este mês, no qual se celebra a Semana da Leitura, dedicada à Língua Portuguesa a escolha recaiu sobre um escritor português, natural de uma ilha do arquipélago dos Açores e de uma das suas obras que aborda o tema da emigração e, assim valorizar a importância deste fenómeno na difusão da cultura, dos costumes e, sobretudo, da língua.

Apresenta-se em seguida o livro selecionado:



Fica aqui uma pequena nota biográfica sobre o autor:

João de Melo nasceu em 1949 S. Miguel, uma das ilhas dos Açores e dez anos mais tarde viajou para Portugal para prosseguir os estudos no continente, como aluno interno do Seminário dos Dominicanos, onde permaneceu entre 1960 e 1967. 

Abandonado o seminário, passa a viver em Lisboa, prosseguindo os estudos enquanto trabalha e iniciando colaborações na imprensa escrita. É, aliás, num jornal, o Diário Popular, que publica o seu primeiro conto, aos 18 anos. A partir de então publicará contos, crítica literária e poemas em diversos periódicos de Lisboa e dos Açores, integrando-se na geração literária que, sediada em Angra do Heroísmo - e ligada ao suplemento literário do jornal A União - renovou a literatura açoriana contemporânea. 

 A incorporação no exército, com o posto de furriel e a especialidade de enfermeiro, em 1970, e a posterior ida para Angola, onde permaneceu 27 meses numa zona de guerra, marcá-lo-ão em termos pessoais e literários, sendo tema de vários livros seus, de que se destaca, na ficção, "Autópsia de Um Mar de Ruínas" (1984), romance que é uma referência na literatura portuguesa sobre a guerra colonial. 

Já após a revolução de Abril de 1974, João de Melo licencia-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, mantendo sempre colaboração em diversas revistas literárias (Colóquio-Letras, Vértice e, mais tarde, Sílex, Ler, etc.). No início da década de 80, torna-se professor do ensino secundário, actividade em que reparte até hoje o seu tempo com a escrita literária. 

FONTE:
WOOK [Em linha] [Consult. 12-03-2014] Disponível em http://www.wook.pt/authors/detail/id/11951

segunda-feira, 10 de março de 2014

Semana da Leitura 2014


Este ano, o PNL (Plano Nacional de Leitura) propôs que a 8ª edição da Semana da Leitura se centre no tema “Língua Portuguesa” o que faz todo o sentido porque se celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.

A Semana da Leitura irá decorrer entre os dias 17 e 21 de março de 2014 e de forma idêntica às edições anteriores assume-se como um  pretexto, cada vez mais sistemático e consistente, de incentivo à leitura junto da Comunidade Escolar, pelo conjunto de iniciativas a ela associada.

Nesta semana, sugere-se às escolas que participem no Concurso Ler é uma Festa! E cruzem as iniciativas ligadas à escrita, à leitura e à fala em Língua Portuguesa com outros projetos, mobilizando diversos saberes na abordagem de temáticas transversais: Ciência, Comunicação, Arte, Cultura, Globalização, Saúde...

Neste sentido, convidam-se as escolas, ao longo do mês de março a aliarem a Semana da Leitura ao Programa SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) e às comemorações do Dia Mundial da Saúde Oral, bem como a outras efemérides: Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial do Teatro

Assim, entre 17 e 21 de março, esta iniciativa, subordinada na nossa Escola ao mote “O Português nas bocas do Mundo”, convoca a leitura de obras de autores lusófonos para mostrar a relevância histórica e cultural da  nossa língua na construção da identidade de diferentes povos, ajudando a (re)descobrir a pluralidade da sua dimensão no mundo.

Das várias atividades previstas para a nossa escola destaca-se:

Ø 18 de março

Breves Leituras – Leitura de textos que abordam a temática da Língua Portuguesa, em simultâneo na sala de aula.

Ø21 de março

Estendal de poesia e leitura de poemas.

ØDe 17 a 21 de março

m Mostra bibliográfica dedicada à Lusofonia

m Ler + e … em português – Leitura em voz alta de textos de autores lusófonos.

ØDe 26 a 28 de março

Feira do Livro.

Ø3 de abril

Conversas ao fim da tarde, com o tema “Teatro - cenas e peças”.

A Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos convida toda a Comunidade Educativa a participar nas atividades programadas e a festejar a leitura e a Língua Portuguesa.

Junte-se à festa.

Aqui fica o cartaz com a programação da nossa Semana da Leitura:



quinta-feira, 6 de março de 2014

Portal Portugal 1914-1918: uma evocação da participação de Portugal na I Guerra Mundial



O Instituto de História Contemporânea (IHC), da FCSH da Universidade Nova de Lisboa em colaboração com diversas instituições, da qual se destaca a Europeana, está a promover um conjunto de iniciativas que assinalem o Centenário da I Guerra Mundial focando, em particular, a participação portuguesa e o impacto que esse primeiro conflito mundial teve em Portugal. 

Entre outras atividades, o IHC está a promover um projeto designado Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918, no qual se pretende recolher e divulgar testemunhos relacionados com a participação de Portugal na I Grande Guerra que serão reunidos e disponibilizados através de um portal dedicado ao estudo da I Guerra Mundial em Portugal denominado Portugal 1914-1918 que ainda se encontra em desenvolvimento

quarta-feira, 5 de março de 2014

Torre do Tombo assinala Centenário da I Guerra Mundial (1914-1918)



O Arquivo Nacional da Torre do Tombo inaugurou no dia 27 de fevereiro, pelas 17 horas, uma exposição documental comemorativa do Centenário do início da I Guerra Mundial (1914-1918) denominada Memórias e documentos: resistindo à guerra

Organizada em núcleos temáticos a exposição abrange o (re)desenho político e geo-estratégico do mundo, a resistência aos efeitos da guerra vividos em Portugal, as imagens de guerra captadas pelo fotógrafo Arnaldo Garcês e as memórias da guerra perpetuadas nos monumentos aos mortos em combate. 

A não perder! 

Local: Edifício da Torre do Tombo, Lisboa. 
Data: De 27 de Fevereiro a 12 de Abril de 2014 
Horário: 
- De segunda a sexta: Das 9H30 às 19H30 
- Sábados: Das 9H30 às 12H30 

Entrada livre.

domingo, 2 de março de 2014

"Ode Marítima" no Teatro São Luiz



“Ode marítima”, um dos poemas mais marcantes de um dos heterónimos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, estará em cena na sala principal do Teatro São Luíz, em Lisboa, de 5 a 16 de março, com sessões de 4ª feira a sábado às 21H00 e domingos às 17H30. Durante uma hora e dez minutos o texto será interpretado por Diogo Infante, que encara este espetáculo como um desafio e “das coisas mais difíceis que fiz na vida” (in Expresso, 1 de março de 2014). 

A “Ode Marítima”, publicada em 1915, é um longo poema que começa com uma localização precisa do sujeito poético: 

“Sozinho, no cais deserto, a esta manhã de verão, 
Olho prò lado da barra, olho prò Indefenido, 
Olho e contenta-me ver, 
Pequeno, negro e claro, um paquete entrando.” 

… 

Amanhece. Um homem observa o porto. Assume o comando de um paquete que não chegou a entrar no cais. Começa uma viagem para dentro de si, percorrendo imaginariamente todos os comportamentos humanos e procurando “sentir tudo de todas as maneiras”. 

Nesta viagem imaginária – em que símbolos e sensações se confundem, soltando-se das amarras da razão – o poeta percorre o imaginário marítimo português. Sustenta na metáfora de fluxo e refluxo do movimento marinho a contradição violenta de um homem que tenta religar diferentes identidades. Transforma-se ele próprio no cais e no destino, dando corpo à viagem. 

Direção cénica: Natália Luiza 
Cenografia: Fernando Ribeiro 
Música original: João Gil 
Desenho de luz: Miguel Seabra 
Vídeo: Pedro Sena Nunes 
Texto: Diogo Infante

Local: Teatro Municipal São Luiz, Lisboa – Sala Principal
Datas: 5 a 16 de março de 2014
Horário:
- 4ª feira a sábado: 21H00
- Domingo: 17H30