sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Mostra de fundo documental alusivo ao Holocausto

No âmbito da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto os alunos João Moniz, do 11º ano, turma 17ª e o aluno Daniel Santos, do 10º ano, turma 2ª elaboraram um folheto que acompanhou a mostra do fundo documental alusivo a este tema, que agora se publica.


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Três Dias ... Três Filmes na BE/CRE

Para despertar a tua curiosidade vê o trailer dos filmes que poderás assistir na íntegra:

"O Diário de Anne Frank" (2009):



Aristides de Sousa Mendes – o cônsul de Bordéus (2012):



A Vida é Bela (1997):

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Webinar "Dia Internacional em Memória do Holocausto – Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro"

No âmbito da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se comemora anualmente no dia 27 de janeiro, a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência realizou um webinar subordinado ao tema “Dia Internacional em Memória do Holocausto – Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro”

Foram convidados: 

Esther Mucznik - Vice-Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) e fundadora, em 1994, da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos. Presidente e fundadora, em 2008, da Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto e membro da Comissão Nacional de Liberdade Religiosa. Estudiosa das questões judaicas, tem coordenado cursos e seminários sobre história e cultura judaica e publicado numerosos trabalhos sobre estas temáticas, entre os quais “Grácia Nasi, A judia portuguesa do século XVI que desafiou o seu próprio destino”, e “Portugueses no Holocausto”, ambos na editora Esfera dos Livros, respetivamente em 2010 e 2012. Foi também co-coordenadora do Dicionário do Judaísmo Português, publicado em 2009 pela Editorial Presença. 

Ricardo Presumido - Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pós-Graduado em História Contemporânea pela mesma Universidade. Membro do Núcleo de Investigação Histórica, Os Fazedores de Letras, participou nos projetos de investigação sobre Memória da Imprensa Estudantil Universitária e Dicionário do Centenário da Implantação da República. É professor de História do Ensino Básico e Secundário, Vice-Presidente e fundador, em 2008, da Memoshoá - Associação Memória e Ensino do Holocausto e investigador nas temáticas da Segunda Guerra Mundial e Holocausto. 

Acompanhe o webinar aqui!

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto



Assinalou-se ontem, dia 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. 

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polónia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945 e, simultaneamente, que o assassinato em massa (genocídio) de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazi durante a IIª Guerra Mundial não seja esquecido pelas gerações futuras e que atos semelhantes nunca mais voltem a repetir-se. 

O tema deste ano “ Resgaste durante o Holocausto: a coragem de se importar” presta homenagem àqueles que arriscaram a vida e a vida da sua família para salvar judeus e outros da morte quase certa sob o regime nazi. 

Destes podemos destacar Aristides de Sousa Mendes, Irena Sendler, Oskar Schindler , Raoul Wallenberg , entre muitos outros anónimos, que só ficaram conhecidos por aqueles que beneficiaram dos seus atos corajosos, como refere o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, na sua mensagem

Na Escola esta efeméride é assinalada com um conjunto de atividades que irão decorrer entre  hoje, dia 28 e 31 de janeiro, promovidas pelos professores do departamento de História, pelo Clube Entre Culturas e com o apoio da BE/CRE.

Visita a exposição e a mostra documental que se encontram no Polivalente e assiste ao visionamento de filmes na BE/CRE, nos dias e horas que a seguir divulgamos:


CONTAMOS CONTIGO!

PARTICIPA!

sábado, 25 de janeiro de 2014

“À Espera de Vicente", em cena no Auditório Carlos Paredes, Benfica



Estreou-se no dia 24 de Janeiro, em Benfica, a comédia “À Espera de Vicente”, no Auditório Carlos Paredes. 

A proposta inicial era a de assistir a uma produção baseada em três clássicos de Gil Vicente: “Monólogo do Vaqueiro”, “Auto da Índia” e “Pranto de Maria Parda”. Mas, mesmo com o público já sentado, não há meio de começar... Lá aparece um dos atores a informar que, embora um dos colegas esteja em falta, o espetáculo vai continuar. 

Uma peça onde acontecem alguns percalços que tornam o texto bem divertido. 

Produção: Mecanismo Criativo 

Encenação: Hugo Barreiros 

Ator(es): Igor Regalla, Pedro Moldão Martins, Catarina Mago, Sofia Ramos 

Cenografia: Joana Martins 

Desenho de luz: Paulo Santos 

Figurinos: Joana Martins 

Texto: Hugo Barreiros 

Datas: 24 de Janeiro a 2 de Fevereiro; 
- 6ªs e Sábados: 21h30; 
- Domingos: 16h30 

Bilhetes: 5€, à venda no local 

Auditório Carlos Paredes – Avenida Gomes Pereira nº 17, Benfica

sábado, 18 de janeiro de 2014

Aniversário de Tintin: Mostra bibliográfica



No âmbito da comemoração do 85º aniversário de Tintin, que noticiamos anteriormente, procedeu-se na BE/CRE da ESA à realização de uma exposição desta famosa Banda Desenhada, que se irá prolongar até dia 24 de janeiro. 

A concretização desta mostra bibliográfica resultou do generoso empréstimo da BE/CRE da Escola EB 2, 3 Roque Gameiro, por se admitir a circulação de fundo documental entre as Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento. 

Vem à BE/CRE e usufrui de um momento de descontração lendo … ou relendo alguns destes exemplares:

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Casa dos Bicos… Casa de Contos



Desde setembro de 2013, a Casa dos Bicos tem realizado, com uma periodicidade bimestral, sessões de contadores de histórias, transformando-se numa autêntica Casa de Contos. Por ali já passaram Cláudia Fonseca, Cristina Taquelim, entre outros. A 3ª sessão vai contar com a presença de António Fontinha e Ana Sofia Paiva e vai ser uma autêntica VERTIGEM. 

Não falte, hoje às 18H30, na Fundação José Saramago. 

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ler é uma Festa

O Concurso “Ler é uma Festa” é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com o Banco Popular, e enquadra-se na 8ª Edição da Semana da Leitura cujo tema é a Língua Portuguesa e apresenta as seguintes características:

Destinatários
- Alunos de todos os níveis de ensino: do Pré-escolar ao Ensino Secundário.

Modalidade
- Criação de trabalhos que evidenciem as atividades e iniciativas desenvolvidas no âmbito da celebração da Semana da Leitura 2014:
... Em grupo – no ensino pré-escolar
... Individual – nos restantes níveis de ensino

Inscrição 
- Formulário no Sistema de Informação do PNL - SIPNL –
- Até 14 de março de 2014.

Envio do trabalho por Email
- Endereço: pnlconcursos@gmail.com
- Data: Entre 1 e 30 de abril
- Em cada Agrupamento será enviado um trabalho por cada nível/ciclo de educação e/ou de ensino

Objetivos
- Promover o gosto pela leitura, sublinhando as dimensões de prazer e de festa;
- Dar visibilidade à leitura e à escrita, na Comunidade Escolar;
 - Desenvolver a transversalidade curricular, promovendo o trabalho colaborativo e um conjunto articulado de saberes, da língua portuguesa, às ciências e às artes;
- Estimular a imaginação e o trabalho em equipa entre docentes e entre crianças e os jovens.

Para mais informações consulta o Regulamento

Quem conta um conto ... ao modo de Saramago!?



Este concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Editora Caminho-Leya e a Fundação José Saramago que apresenta as seguintes características:

Destinatários
- Alunos do 3º Ciclo + Ensino Secundário [em Portugal]
- Alunos do 3º Ciclo/nível B1 de proficiência em língua portuguesa Alunos do Ensino Secundário/nível B1, B2 ou C1 de proficiência em língua portuguesa [Na rede de Ensino Português do Estrangeiro (EPE), do Camões, I.P]

Modalidade
- Criação de um Conto [individual ou em grupo livre]

Inscrição
- Formulário no Sistema de Informação do PNL - SIPNL - [Cada escola/estabelecimento tem acesso ao seu formulário, com os respetivos códigos]

Envio do trabalho/Conto por Email 
- Plano Nacional de Leitura: virginia.santos@planonacionaldeleitura.gov.pt
- Camões, I.P.: http://www.instituto-camoes.pt/

Objetivos
- Incentivar à escrita de textos originais;
- Valorizar o estilo pessoal dos concorrentes;
 - Dar visibilidade à emergência de talentos.

Calendarização
- Inscrição – Até 15 de Maio de 2014
- Envio dos trabalhos – Até 15 de Maio de 2014
- Divulgação dos vencedores - Até 20 de Junho/2014

Para mais informações consulta o Regulamento

11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola 2013/2014



Decorre, de 10 a 28 de fevereiro de 2014, a fase de apresentação de projetos ao Concurso de Ideias da 11ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola, subordinada ao tema “Ciência e Tecnologia para a Rentabilização dos Recursos Naturais”.

Os projetos apresentados neste concurso devem valorizar as potencialidades dos recursos naturais através da concretização de projetos assentes nos saberes científicos e tecnológicos e que apresentem uma visão multidisciplinar, envolvendo todas as áreas curriculares através de integração dos diferentes saberes.

Este concurso é destinado a alunos de todos os níveis de ensino e pretende motivá-los para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas e, simultaneamente, estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projetos inovadores.

Tais projetos deverão ter um caráter eminentemente prático e multidisciplinar, mobilizando as várias áreas curriculares para o seu desenvolvimento, e envolver os estudantes em experiências e trabalhos de grupo permitindo-lhes avaliar a importância do conhecimento e do método científico nas suas atividades futuras.

Consulte o regulamento!

A calendarização do concurso!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ensina, o novo portal de educação da RTP



Foi lançado ontem, dia 14 de janeiro, no Pavilhão do Conhecimento, um novo portal da RTP intitulado Ensina e que, como o nome indica, é especialmente vocacionado para estudantes e professores, para além de servir o público em geral. 

Reúne vídeos, áudios, fotos, textos e infografias produzidos pelo serviço público da Rádio e Televisão nos últimos anos, bem como excertos de entrevistas, programas e documentários com grande relevância para determinadas matérias escolares. 

Abrange um conjunto diversificado de temas: Literatura, Artes, Ciências, Património, História, Filosofia, Português, Cidadania, Educação para os Media… e integra também uma área de conteúdos infantis, dedicada aos alunos do pré-escolar. 

A consulta pode ser feita a partir de computador, tablet ou smartphone

Esta plataforma digital constitui uma mais-valia e um importante recurso didático que não deve ser desprezado por nenhum estudante. 

Boa navegação!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Os resultados do concurso "A melhor mensagem de Natal"

Procedeu-se no dia 9 de janeiro à seleção das mensagens de Natal apresentadas a concurso. 

Foram recebidos 17 trabalhos, em três línguas: português, francês e inglês, produzidos por 24 alunos. 

Sete dos trabalhos foram elaborados em suporte digital e os restantes em papel. 

O júri apreciou os trabalhos com base nos seguintes critérios:

- O teor da mensagem; 
- A correção do texto escrito; 
- O aspeto gráfico. 

Do conjunto dos trabalhos recebidos o júri elegeu por unanimidade os seguintes vencedores: 

• Trabalho escrito em Língua Portuguesa: 

“O Espírito de Natal”, produzido pela aluna Joana Serrano, do 11º ano, turma 1

• Trabalho escrito em Língua Estrangeira: 

Em ex aequo os trabalhos produzidos pela aluna Carolina Dias, 10º ano, turma 15 A e pelas alunas Joana Vidigal e Ana Mafalda Dias, do 10º ano, turma 5

Os professores da equipa da BE/CRE felicitam todos os participantes e agradecem, em particular, às professoras Ana Petrov e Isabel Gaioso que promoveram este concurso junto dos seus alunos, tendo-os motivado a participar em mais esta atividade da biblioteca / centro de recursos. 

Aqui ficam as mensagens vencedoras:

- Mensagem da aluna Joana Serrano:

 


- Mensagem da aluna Carolina Dias:



- Mensagem das alunas Joana Vidigal e Ana Mafalda Dias:


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Parabéns Tintin


Tintin, o repórter belga, de carácter aventureiro e curioso perfaz hoje 85 anos. A personagem de banda desenhada criada pelo belga George Remi, mais conhecido pelo seu nome artístico – Hergé, foi publicada pela primeira vez a 10 de janeiro de 1929, no suplemento juvenil Le Petit Vingtième

Na primeira publicação Tintin era apresentado como um jovem jornalista do Petit Vingtième, que foi enviado à antiga União Soviética. A partir daí sucederam-se novas aventuras e viagens para os diferentes cantos da terra e do espaço. 

Nesta banda desenhada teremos também de felicitar outras personagens inesquecíveis como Milu, o cão fox terrier de pelo branco, que acompanha, fielmente, o seu dono e que quase sempre, devido à sua esperteza, salva Tintin de muitas situações difíceis, os irmãos Dupont e Dupond, investigadores da Interpol, que pecam pela falta de discrição e pela acumulação de azares, o Capitão Haddock, marinheiro, rabugento, mas de bom coração e o professor Girassol, um génio da ciência, que acaba por ser muito divertido graças à surdez. Todos eles ficam na nossa memória e no nosso coração. 

Ao contrário do seu criador, que faleceu em 1983, com 76 anos, a banda desenhada Tintin é imortal e continuará a cativar, a entusiasmar e a conquistar sucessivas gerações de leitores, bem como a criar uma legião de novos fãs.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A ópera "Bastien e Bastienne", de Mozart, em cena no Teatro Ibérico


O Teatro Ibérico, em Xabregas, vai apresentar nos próximos fins de semana, uma das primeiras obras de Wolfgang Amadeus Mozart - a Ópera intitulada "Bastien e Bastienne", composta em 1768, quando Mozart tinha 12 anos de idade. 

Esta peça, apresentada em português, tem na direção musical e piano o Maestro Amândio Vidal, encenação de Laureano Carreira e conta nos principais papéis com as vozes dos jovens Calebe Barros, barítono; António Geraldo, tenor e Leonor Robert, soprano. 

 Aceite a nossa sugestão e vá descobrir esta ópera de Mozart com a família ou com os amigos e assistir ao que Wagner designava espectáculo total - a ÓPERA

 Dias:
 - 10 e 11 de janeiro, às 21H30; 
- 12, 19, 26 de janeiro e 2 de fevereiro, às 11H00. 

Local: Teatro Ibérico - Rua de Xabregas, 54 Lisboa.  

Preços: 
- Adultos - 10 euros; 
- Estudantes - 5 euros. 

 Clique aqui para ouvir algumas das árias desta ópera.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

"RUBENS, BRUEGHEL, LORRAIN - A Paisagem Nórdica do Museu do Prado” em exposição no Museu de Arte Antiga

Para iniciar em beleza este Novo Ano poderá visitar a primeira exposição em Portugal composta exclusivamente por obras do Museu do Prado, um dos mais importantes museus do Mundo. 

Assim até dia 30 de março, o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, irá expor 57 pinturas dos grandes mestres da paisagem do séc. XVII, que inclui nomes como Brueghel, Rubens, Lorrain, Jakobsz, de Vlieger ou Peeters. Estes pintores foram designados pelos italianos de "nórdicos", por serem oriundos de países  como os Países Baixos, que se considerava localizado no norte da Europa.

Além da proveniência estes artistas tiveram em comum terem-se afastado dos motivos heróicos característicos da pintura histórica, enveredando por temas do quotidiano, sendo um deles a paisagem que se veio a afirmar como género pictórico independente. 

A exposição organizada pela Everything is New está aberta ao público no seguinte horário: 
- 3ª feira a domingo, das 10H00-19H00; 
- sábado, das 10H00-21H00;
- 2ª feira, encerrado.
Preço: 
- Bilhete normal - 6,00 euros; 
- Crianças, até seis anos, jovens, estudantes e seniores - desconto de 50%; 
- Visitas guiadas - 2,50 euros.

Para aguçar a vontade veja o vídeo promocional:



Saiba mais...

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Campanha solidária de recolha de tampinhas


A Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos recebeu um apelo do Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner Andresen ao qual se solidariza.

Assim, a BE/CRE está a promover uma campanha de recolha de tampinhas de plástico e, com isso, angariar verba para adquirir uma nova cadeira de rodas destinada a uma aluna do 8º ano, da Escola EB 2, 3 Sophia de Mello Breyner Andresen.

Simultaneamente, esta campanha também pretende sensibilizar a Comunidade Escolar para a importância da separação dos resíduos de modo a facilitar o processo de reciclagem  e a sua contribuição para a preservação do Ambiente e para a sustentabilidade dos ecossistemas.


Seja solidário… adira a esta causa e em conjunto vamos ajudar quem mais precisa!